notas mais notas

Sobre a pesquisa

O estudo consultou diversos acervos, arquivos e instituições ao longo de dois anos de trabalho.

A pesquisa sobre a trajetória e a obra de Lilly Ebstein Lowenstein, para a edição de um livro, organização de uma exposição e desenvolvimento deste site, foi realizada ao longo dos anos de 2012 e 2013 em seis diferentes acervos.

A pesquisa na Biblioteca/Centro de Informação e Referência em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP permitiu reconstituir o trabalho publicado de Lilly em duas revistas fundamentais da instituição: Revista de Medicina do Centro Oswaldo Cruz / Faculdade de Medicina da USP, no período 1916-1967, e Annaes da Faculdade de Medicina de São Paulo, no período 1926-1957. A extensão do trabalho de Lilly localizado nestas duas publicações permitiu conhecer e compreender a sua contribuição à Faculdade de Medicina e alguns de seus principais professores desde 1926 até 1956.

O segundo acervo foi o do Centro de Memória do Instituto Biológico, cujo bem estruturado arquivo permitiu encontrar desenhos originais de Lilly, livros, periódicos e folhetos em que eles foram publicados, além de fotografias originais da Seção de Ornitopatologia que serviram de referência para os desenhos e inúmeros outros documentos. Foram também pesquisados os periódicos O Biológico e Archivos do Instituto Biológico de Defesa Agrícola e Animal. Eram desconhecidos seu trabalho e a sua contribuição ao Instituto Biológico e agora estão identificados e catalogados 191 originais de sua autoria.

O terceiro acervo é o da Escola Lette-Verein, em Berlim, que cedeu livros, relatórios e fotografias sobre a história da escola, o que permitiu traçar um panorama da formação de Lilly entre 1911 e 1914. Um quarto acervo importante foi o da Biblioteca da Faculdade de Medicina da USP, onde foram localizadas as teses de Doutoramento, Inaugurais e de Livre Docência com desehos ou fotomicrografias de Lilly. O quinto acervo é o do Museu Histórico “Prof. Carlos da Silva Lacaz“ da FMUSP, que cedeu fotografias institucionais e informações. O sexto acervo é o de Ester Silva Loewenstein, neta de Lilly, que guardou um álbum original de desenhos de Anatomia, o diploma da escola Lette-Verein, as certidões de nascimento e de naturalização, o passaporte e outros itens.

Além destes acervos, no Instituto de Ciências Biomédicas, ICB-USP, o professor de Anatomia Edson Aparecido Liberti cedeu um exemplar do livro Anatomia Topográfica. Parte Especial. Membro Superior, de Odorico Machado de Souza e mostrou a qualidade científica e artística dos desenhos de Lilly. A pesquisa contou ainda com a documentação referente à Lilly do Departamento de Pessoal da USP graças ao atendimento do Gabinete da Reitoria da USP, e com o processo de naturalização de Lilly, obtido junto ao Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

Idealização
Ester Silva Loewenstein
esterloe@gmail.com

Coordenação
Narrativa Um - Projetos e Pesquisas de História
roney@narrativaum.com.br

Livro e Pesquisa Histórica e Iconográfica
Livro Ciência e Arte: A Trajetória de Lilly Ebstein Lowenstein entre Berlim e São Paulo (1910-1960). Editora Narrativa Um - Projetos e Pesquisas de História; bilíngue português-inglês, 240 páginas 4 cores com fotografias, reprodução de desenhos e fotomicrografias. Preço: R$ 80,00.

Pesquisa, redação e edição: Monica Musatti Cytrynowicz e Roney Cytrynowicz
Design do livro: Ricardo Assis/Negrito Produção Editorial; Tradução: Hannah P. Thalenberg

Exposição
A exposição é composta por 26 painéis autoportantes que exibem marcos e imagens, em ampliações para a escala ambiental, da trajetória de Lilly Ebstein Lowenstein, destacando sua formação em Berlim e seus desenhos e fotomicrografias realizados para a Faculdade de Medicina da USP e para o Instituto Biológico.

Design: Celso Longo + Daniel Trench
www.cldt.com.br

Patrocínio da exposição: Trail
Apoio: 2013-2014 Alemanha+Brasil

Website
O site foi concebido com o intuito de disponibilizar a pesquisa sobre a ilustradora científica na internet de forma leve e instigante, visando ampliar o alcance voltado para públicos que tenham a ciência dentre seus interesses. A interface dinâmica lida com textos e imagens de forma inovadora, se tornando mais um complemento ao contexo da pesquisa do que apenas sua divulgação.

Planejamento, Estrutura de Navegação, Interface, Desenho e Programação:  Nolab - Arquitetura de Interfaces
www.nolab.com.br